English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Traduza para o seu idioma! / Translate into your language!

Postagem em Destaque.

Saúde não tem preço, mas tem custos; e o custo é alto!

Antes de discorrer sobre o tema proposto, parece oportuno problematizar em busca do entendimento acerca do que seriam "preço" e...

A dependência humana de água é vital e sem floresta não haverá água.

0 comentários


A CONTRIBUIÇÃO DOS VEGETAIS NA GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA VIDA HUMANA NA TERRA É DECISIVA. A PARTICIPAÇÃO DOS ANIMAIS HUMANOS NA DESTRUIÇÃO DA VIDA VEGETAL, TAMBÉM É DECISIVA.

É fato que os biólogos sempre foram criticados e até perseguidos por setores da sociedade sob a acusação de "Impedirem o Progresso" com as suas implicações românticas relacionadas ao meio ambiente.

Para quem não tem formação na área das Ciências Biológicas, digo que esta é uma das formações mais holísticas da academia. Para resumir, durante a graduação, o acadêmico transita pelos Reinos: Monera (algas + bactérias), Protista (protozoários), Fungi (fungos), Plantae ou Vegetalia (vegetais) e Metazoa ou Animalia (animais).

A despeito de qual área o biólogo venha escolher para se aprofundar no seu itinerário formativo / profissional, o encantamento pelo Reino Vegetal é praticamente uma unanimidade. Ou seja, para o biólogo não restam dúvidas que a vida na terra é INVIÁVEL sem as condições ambientais que sustentem, satisfatoriamente, o Reino Plantae.

Felizmente, desde os últimos cinquenta anos, a fileira de ambientalistas só tem se avolumado. Ela é bastante heterogênea e inclui políticos, artistas, religiosos, crianças, profissionais das diversas áreas e, evidentemente, pessoas com formação nas ciências naturais. Para ser mais preciso, o século XXI se apropriou, definitivamente, da agenda ambiental. Mas não devemos ser ingênuos de acreditar que essa mudança de atitude foi por puro romantismo. A motivação foram os sinais emanados, cada vez mais contundentes, de que as condições mínimas para a viabilidade da espécie humana na terra estão sendo esgotadas e a busca de condições para abrigar a vida humana fora da terra tem se mostrado infrutífera.

Se ainda restam dúvidas de que o Reino Vegetal é o sustentáculo da vida humana na terra, a figura acima resume, com bastante propriedade, as três atividades realizadas pelos vegetais, ao longo de 24 horas, e os produtos resultantes dessas atividades: CO2, O2 e H2O.


  • Já foi publicado...
    A definir...
    BRAVERY Epic Powerful Cinematic Orchestral Music.

    O painel abaixo registra o país e o número de pessoas do referido país que visitaram o site pela primeira vez.
    Bem vindos / bienvenidos / Bienvenue / 欢迎 / Welcome / Willkommen / benvenuto / ...
    free counters

    Siga-nos se for capaz...!